16.º Congresso dos Arquitectos - Mensagem do Presidente Gonçalo Byrne
— 02.02.2023
Carregamos responsabilidades para levar a cabo o [nosso] futuro
Caros Colegas,
arquitetas e arquitetos,
outros profissionais do projeto,
O Congresso dos Arquitectos é a reunião magna dos arquitetos portugueses e o fórum que escolhemos para discutir o papel da arquitetura hoje: um exercício de qualidade a que devem ser publicamente reconhecidos a sua importância e o seu impacto social.
Centrado nos 28 000 membros desta ordem profissional, mas aberto a convidados, nacionais e internacionais, o 16.º Congresso dos Arquitectos reúne no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, São Miguel, nos dias 2 a 4 de março de 2023, sob o tema Qualidade e Sustentabilidade: Construir o [nosso] futuro.
É uma oportunidade para debater nos Açores - caminho transatlântico de intercâmbio de pessoas, encontros e culturas - uma agenda, mas também as estratégias e compromissos da educação e investigação e da prática da arquitetura em Portugal, pela construção de um futuro [nosso]. Um futuro que se exige sustentável. Ambiental, territorial, cultural e socialmente sustentável.
Enquanto arquitetos, carregamos algumas responsabilidades para levar a cabo este futuro. Importa recentrar a prática numa intervenção mais focada para os processos de renovação, construção e demolição, com atenção a ecologias regionais da construção, às dinâmicas sociais e de trabalho de quem constrói, à habitabilidade e manutenção do que é construído, à produção e ao fornecimento local de materiais e aos fluxos de emissões de carbono incorporados nestes processos.
O domínio do arquiteto e projetista deve expandir-se para além da conceção de objetos e edifícios, e conter novas formas de organização, novos métodos de investigação e de conceção e a exploração de materiais e técnicas de construção.
Em risco está o futuro da profissão, mas também o do mundo. Estamos todos implicados e comprometidos no devir do nosso planeta, a nossa casa comum.
É com esta proposta de trabalho que vos interpelo e convido.
Está aberto o período para apresentação de intervenções no 16.º Congresso, sob a forma de comunicações, recomendações ou moções de orientação, que podem, desde já, ser submetidas na plataforma changematters.arquitectos.pt/
As sessões de trabalho versam os recursos (materiais, circularidade, reabilitação), a resiliência e inclusão (desenho sustentável e habitação) e o seu compromisso com a qualidade (governança, prática, a instituição e o bem-comum) e pretendem contribuir, através de recomendações, projetos, investigação, nos diversos âmbitos da prática profissional, para uma refundação dos valores social e ambiental da arquitetura, convocando a todos – arquitetos e não arquitetos – para uma visão resiliente do território, da circularidade e do edificado.
Estaremos todos no Congresso dos Arquitectos. Aqueles que não possam deslocar-se a Ponta Delgada poderão assistir e participar por via telemática.
Conto convosco para participar nesta oportunidade de projetar em conjunto a casa comum. Porque a crise climática continua a exigir a urgência da nossa ação: é tempo de construir o [nosso] futuro.
Gonçalo Byrne
Presidente do Conselho Diretivo Nacional