Vasco de Mendia Araújo (1965-2022)
— 10.10.2022
"Nascido e criado no centro de Lisboa, foi na universidade do Porto que estudou arquitectura, formando-se em 1991, e foi nesta cidade que residiu até 1993, colaborando em particular no gabinete dos arquitectos João Serôdio e Magalhães Carneiro, e participando em vários concursos de Arquitectura com resultados premiados.
Entre 1993 e 1998 viveu em Macau, onde assumiu a direcção do Departamento de Arquitectura na Profabril-Macau, e onde desenvolveu projectos de grande escala em diversas áreas programáticas, nomeadamente edifícios aeroportuárias, complexos industriais e habitacionais.
De volta à cidade onde nasceu, em 1998, dedicou-se à profissão liberal em Arquitectura em atelier próprio, estabelecendo parcerias com vários colegas, e elaborando projectos para diferentes localizações no país e no estrangeiro, principalmente nas áreas da habitação e do sector terciário.
Viveu intensamente a cidade de Lisboa, como viveu a do Porto ou a de Macau (e ainda algumas outras), o que se pode testemunhar pelo imenso número de amizades que nelas soube criar e fazer perdurar, e que extravasa em muito o círculo profissional.
Manteve sempre pela arquitectura um entusiasmo autêntico que temperava com ponderação e mundividência. Com o mundo e com os outros tinha uma relação de autonomia que conjugava com uma enorme generosidade e disponibilidade."
As cerimónias fúnebres terão início no dia 12/10/22 pelas 17.30 no Centro Funerário de Cascais (Rua de Cascais – 2645-036 Alcabideche). A cremação será realizada dia 13/10/22 pelas 12 horas.
Texto do Arq. Tiago Cardoso de Oliveira