Prémio de Arquitetura da Madeira e Porto Santo 2022

— 05.07.2022

Texto da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitectos:


Uma das responsabilidades da Ordem dos Arquitectos é a promoção e divulgação da Arquitetura. A distinção e valorização do que melhor se produz na Região, quer na construção de obra nova, quer na requalificação de edifícios existentes, deve ser um estímulo e o justo reconhecimento da contribuição que os Arquitetos fazem para edificação de um património de qualidade, que honre a Região e nos deixe orgulhosos naquilo que deixaremos às próximas gerações.


Neste sentido gostaríamos de comunicar que a Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitectos e a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, pela Direcção Regional da Cultura assinaram um protocolo para a constituição do Prémio de Arquitectura da Madeira e Porto Santo.

Este Prémio será atribuído em anos alternados a obras novas e de requalificação.

Cada prémio será constituído por:

(a) Um valor pecuniário de dois mil e quinhentos euros e uma peça alusiva ao prémio, a entregar ao autor ou autores do projeto premiado;

(b) Dois diplomas a entregar, respetivamente, ao dono da obra e ao empreiteiro geral da obra;

(c) Uma placa identificativa do prémio a colocar no edifício premiado;

(d) Serão ainda atribuídas Menções Honrosas, sem qualquer valor pecuniário, num máximo de quatro.

As candidaturas para o Prémio de 2022 serão para a categoria de Obra de Requalificação, e poderão dar entrada via email madeira.geral@ordemdosarquitectos.org até 31 de Julho às 17:00, instruídas conforme regulamento, para obras com o auto de receção, autorização de utilização ou documento equivalente que assegure a conclusão e utilização da obra, validado entre janeiro de 2017 e dezembro de 2021.

O Prémio e as Menções Honrosas serão divulgados em Setembro e entregues em Outubro durante as comemorações do Dia Mundial da Arquitectura.

Será montada uma exposição com exibição dos painéis da obra premiada, das menções honrosas e uma seleção dos restantes trabalhos.

A Arquitectura expressa a identidade, a história, a cultura de um país, de uma região ou de um lugar, mas também deve ser entendida como um recurso e um valor estratégico para o desenvolvimento sustentável da Madeira e do Porto Santo.

Pode consultar o Regulamento em anexo (abaixo da imagem). Para mais informações ou esclarecimentos envie um email para madeira.geral@ordemdosarquitectos.org

Aguardamos com expectativa a vossa participação,



Regulamento