Autárquicas 2021 | Secção de Lisboa e Vale do Tejo questiona candidatos (Área de LVT)

— 19.09.2021

A Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo enviou um conjunto de perguntas a candidatos às Autárquicas 2021.


As questões foram enviadas a candidatos a autarquias da área de Lisboa e Vale do Tejo, no prosseguimento das competências da Ordem dos Arquitetos quanto à salvaguarda do interesse constitucional pelo correto ordenamento do território, por um urbanismo de qualidade, pela defesa e promoção da paisagem, do património edificado, do ambiente e da qualidade de vida, e pelo direito à arquitetura.


Foram enviadas questões aos candidatos de todos os partidos e movimento cívicos às câmaras de Abrantes, Alcobaça, Benavente, Caldas da Rainha, Cartaxo, Cascais, Lisboa, Ourém, Santarém, Sintra, Tomar e Torres Vedras.


As questões enviadas aos candidatos às câmaras (com excepção de Lisboa, ver outro texto) foram as seguintes:


1. Quais os projetos concretos de edifícios ou espaço público que pretende implantar na cidade?


2. Muitas autarquias têm tido uma política errática relativamente à contratação dos serviços de arquitetura, não defendendo sempre os interesses da cidade. Qual é a forma preferencial para selecionar as melhores propostas para os projetos de iniciativa municipal?


3. Qual a sua estratégia para a revitalização do património (municipal e do Estado) que está desativado ou abandonado na sua cidade?


4. O não cumprimento generalizado dos prazos definidos por lei (RJUE) tem tido um impacto negativo considerável em ateliers e promotores, e tem afastado investimento nas cidades. Quais as medidas concretas que propõe para que os serviços municipais cumpram com os prazos definidos por lei (RJUE) na apreciação de operações urbanísticas? Que medidas compensatórias seria possível considerar?


5. Caso seja eleito, que nome propõe para a vereação do urbanismo? Será um/a arquiteto/a? Pretende fazer alterações nas chefias do departamento de urbanismo?


6. Vai fazer alterações à orgânica dos serviços de urbanismo? Que medidas concretas propõe para a melhoria do acesso dos cidadãos e dos técnicos aos serviços do urbanismo?


7. Consideramos de grande importância a participação dos arquitetos e do seu conhecimento específico na definição das estratégias para a cidade. Como podemos estimular essa participação?


RESPOSTAS OBTIDAS


PSD Abrantes


PS Alcobaça

PS Caldas da Rainha


Chega Santarém


CDU Santarém


CDU Sintra