Nota de pesar João Maia Macedo (1948-2021)

— 20.05.2021

João Maia Macedo (1948-2021)


João Eduardo Faria e Maia de Macedo, nasceu em Ponta Delgada, em 1948. Entre 1965 e 1971, licenciou-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Ao longo de mais de 40 anos de prática profissional, desenvolveu trabalhos nas áreas do Ordenamento do Território, Planeamento/Desenho Urbano, Projeto de Arquitetura, Coordenação de Projeto e Acompanhamento de Obra, em empresas, organismos do Estado (Regional e Nacional), atividade independente e em associação, para Moçambique, África do Sul, Portugal Continental e Açores.



Direitos reservados



Com uma vasta obra, publicada e/ou referenciada, encontramos a Casa Artur Martins (reabilitação), em associação com a Arq.ª Manuela Braga, Casa Nemésio Dias (Atalhada – Açores), a Casa dos Bicos e o Plano Integrado de Aveiro-Santiago.


Participou como coordenador da equipa dos Açores no IAPXX - Inquérito à Arquitetura do Século XX em Portugal, uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos. Contribuiu para a obra Arquitectura Contemporânea dos Açores, uma publicação coordenada pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional dos Açores, e para a publicação Cambio+Energía+Información – Palácios de la Diversion - Isla de San Miguel, editado pelo Departamento de Proyectos Arquitetócnicos da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, edição a cargo do diretor Juan Herreros.


Entre várias funções, foi membro do Conselho Municipal de Urbanismo e Ambiente da Câmara Municipal de Ponta Delgada (2003) e da Comissão de Acompanhamento do Plano de Ordenamento da Orla Costeira de S. Miguel (Feteiras/Fenais da Ajuda) (2000/03), ambos em representação das ONG-Ambiente da Região Autónoma dos Açores, e integrou o Júri dos Concursos de Arquitetura para a Casa da Cultura de Ribeira Grande, em representação da Câmara Municipal de Ribeira Grande, e para a Biblioteca da Universidade dos Açores, em representação da Ordem dos Arquitectos.


Além das diversas colaborações com a Ordem dos Arquitectos, também foi membro da Comissão Regional de Delegados, da extinta Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos.


No passado dia 13 de maio, após um período de doença prolongada, o arquiteto João Maia Macedo faleceu no Porto, aos 72 anos.


À família e amigos, a Ordem dos Arquitectos, em particular, a Secção Regional dos Açores, envia sentidas condolências.