Exposição de Pedro Léger Pereira na FBAUL em Fevereiro

— 30.01.2016



A Galeria de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUP) recebe, de 4 a 26 de Fevereiro, a exposição individual Distância(s) Distance(s) do arquitecto/escultor Pedro Léger Pereira. Este evento tem o apoio da OASRS.

Com curadoria de Jørgen Blitzner, Artista e Curador e José Esteves, Escultor, a exposição inaugura no dia 4 de Fevereiro, às 19h. A entrada é livre.

De acordo com a nota de descritiva do autor "esta exposição explora uma vez mais essa estranha e íntima relação entre o espaço e o tempo... ou melhor, a 4a dimensão; aquela que não se mede através de coordenadas cartesianas, aquela que se exprime pela experiência singular do Ser aquando do movimento no espaço durante um determinado período de tempo...

Esta exposição não é sobre onde se chega ou de onde se parte, incide sim sobre o caminho que se percorre, mais ou menos denso, mais ou menos lento... caminho esse que se reflete numa distância (quase sempre) mensurável entre um ponto de chegada mais distante ou mais próximo de onde originalmente se iniciou a experiência.

Série de objetos que timidamente quebram algumas "regras" e assim se libertam (certo que, de um modo ainda discreto) da dureza da geometria dos ensaios precedentes, e inequivocamente negam uma relação estável com a base em que se apoiam...

Esculturas cujo “corpo” é também num outro (e ainda pouco íntimo) material, este menos frio talvez porque ainda vivo...

(Re)confirma-se portanto que distância tem na sua essência a ver com a experiência(s) durante o(s) caminho(s) percorrido(s) ... e como se suspeitava, têm uma relação pouco próxima com o afastamento (ou ausência deste) que efetivamente se/nos atinge".

Pedro Léger Pereira, arquitecto e escultor premiado, viaja frequentemente de modo solitário explorando o mundo para deste modo conhecer/experimentar diferentes realidades culturais. Nestas viagens, aproveita para visitar obras de arte e edifícios de referência, os quais estuda e desenha incessantemente de modo a expandir as suas competências profissionais e culturais.

Com um percurso profissional já “longo” e enriquecedor, Pedro foi já vencedor de alguns primeiros prémios e distinções em concursos de arquitectura e escultura, dos quais se poderão destacar por exemplo um projeto no qual participou selecionado para o prestigiado prémio Mies van der Rohe e um conjunto de outros projetos que liderou selecionados por diversos anos no World Architecture Festival.

Recentemente, realizou algumas exposições individuais em vários países e alguns dos seus estudos de Arte Urbana foram implementados em espaços públicos; alguns dos projetos arquitectónicos que liderou nos últimos anos geraram já obras construídas muito singulares. Até á data, foi vencedor de vários prémios e distinções no campo da Escultura, tendo recentemente sido selecionado como representante da Noruega no prestigiado “Canson Prix 2015”.

Pedro Léger Pereira , até à data viveu e exerceu a sua prática profissional já em diversos países do mundo como a Holanda, EUA, Portugal e Noruega, sendo que a maioria dos trabalhos em que colaborou e/ou liderou nos diversos ateliers onde teve o privilégio de cooperar, estão sobejamente publicados em algumas das mais prestigiadas revistas de arquitetura e arte por todo o mundo. Os seus trabalhos artísticos estão representados em diversas coleções privadas e museus públicos, essencialmente em Portugal mas também na Noruega onde atualmente vive e trabalha.

Mais aqui e aqui