​HOMENAGEM | Carlos dos Santos Duarte (1926-2019)

— 10.12.2019

A Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos apresenta sentidas condolências à família e amigos do arquitecto Carlos dos Santos Duarte. Faleceu hoje de madrugada com 93 anos.


Arquitecto, urbanista e crítico de arquitectura, nasceu em a 17 Maio de 1926. Formou-se pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1960.

Foi co-autor do Plano Urbano de Olivais Sul, juntamente com José Rafael Botelho (1961), um plano de raiz em que se aplicaram já de forma crítica os princípios da Carta de Atenas e que representou uma evolução na prática urbanística de iniciativa pública em Portugal, estruturado em células urbanas agrupadas em redor de um núcleo central de comércio e serviços e espaços ajardinados, e pensado para diferentes categorias sócio económicas. O espaço público dos Olivais tornou-se modelar pela extensa arborização, solicitando aos moradores experiências de vida em comunidade e amplos espaços exteriores para fruir. Foi director e editor da Revista Arquitectura na 3ª e 4ª séries. Na 3ª serie foi marcante por apostar fortemente na crítica de arquitectura, convocando para isso uma nova geração de arquitectos onde se contam Nuno Portas e Pedro Vieira de Almeida, entre outros. Foi co-autor, juntamente com o arquitecto José Lamas, da proposta vencedora para a Praça do Martim Moniz, no âmbito de um concurso público promovido pela EPUL, apenas parcialmente executada (dois centros comerciais e uma praça).

Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos em 2008.


O funeral será amanhã pelas 12h no cemitério dos Olivais.


Relembramos a sua entrevista o bairro dos "Olivais Sul" para o canal RTP 1 em 1994: Ver aqui


Imagem: Arquivo RTP (1994).