DELEGAÇÕES | ​Mies van der Rohe e Peter Zumthor no Projectar 81

— 12.12.2019

A Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos organiza a sessão 81 do ciclo Projectar com dois documentários: sobre o Pavilhão de Barcelona, de Mies van der Rohe, e as Termas de Pedra, em Vals, de Peter Zumthor.

A sessão tem lugar no dia 12 de dezembro (19h), na sede da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos.


“Ambos da série Architectures, o primeiro é dedicado ao Pavilhão Alemão de Barcelona, e foi realizado por Stan Neumann em 2009 (…). Nunca um programa foi definido de forma tão estranha como o do Pavilhão.

Para os patrocinadores oficiais, ele deve ‘representar a Alemanha actual, aquilo que nós fazemos, que nós somos e o que nós procuramos: a clareza, a simplicidade, a integridade.’ Para Mies van der Rohe, o pavilhão deve ficar totalmente vazio, para que o arquitecto possa fazer arquitectura.


O seu único mobiliário, são as duas famosas ‘cadeiras Barcelona’, desenhadas para o rei e rainha de Espanha. Esta espantosa equivalência entre grandeza e gratuitidade, este desprezo pelo simples uso considerado como declínio e queda, vai assombrar toda a arquitectura do século XX. Considera-se geralmente o Pavilhão como o auge da carreira alemã de Mies van der Rohe. Depois, diz-se, começou a sua segunda vida, a sua vida americana.”


“O segundo documentário, realizado em 2001, é dedicado ao edifício termal de Vals-les-Bains, na Suíça, concebido pelo arquitecto Peter Zumthor entre 1993 e 1996.

Em Vals, as termas imaginadas por Peter Zumthor põem em cena a água, a pedra e a luz numa experiência tão espiritual quanto sensual.

Em Vals-les-Bains, entre Zurique e Locarno, há mais de um século que se explora a água que brota da montanha a 29 º. No anos 1990s, a frequência do complexo turístico e termal está em queda acentuada. A comuna decide construir um novo estabelecimento e escolhe o projecto de Peter Zumthor.


O edifício é antes de mais um volume: um paralelepípedo que parece estar meio enterrado na encosta da montanha. Da estrada que atravessa a localidade, não se vê mais que um grande muro que parece feito de pedras planas, com grandes aberturas que parecem fendas. Se nos aproximamos, as camadas de gneiss - esta pedra tradicional utilizada para os telhados das moradias - sobrepõem-se por blocos, todos idênticos e da mesma espessura, e traçam linhas horizontais semelhantes. Uma precisão e uma relojoaria de pedra que se desenvolvem em muros com 60 metros de comprimento, no interior dos grandes balneários, ao longo dos terraços. Em todo o lado a mesma pedra, como o tecido único de uma experiência única, sujeita às variações de luz simultaneamente tranquilizadora e imutável.”



Fontes de informação
http://boutique.arte.tv/f5136-architectures_pavillon_allemand_de_barcelone

http://boutique.arte.tv/f553-architectureslesthermesdepierre


Mais


12 de dezembro, 19h
Sede da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos, Abrantes
O Pavilhão Alemão de Barcelona | Mies van der Rohe (2009, Stan Neumann, 26')
As Termas de Pedra | Peter Zumthor (2001, Richard Copans, 26')