NOTA DE CONDOLÊNCIAS PELO FALECIMENTO DO ARQUITECTO MANUEL GRAÇA DIAS

— 25.03.2019

Ao tomar conhecimento do falecimento do Arquitecto Manuel Graça Dias, a Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul (OASRS) endereça as suas condolências a toda a sua família, lamentando profundamente o seu desaparecimento físico.

O panorama da Arquitectura perde uma das suas figuras mais queridas e reputadas. Autor com vasta obra premiada, ao nível individual, ou em associação com outras personalidades das quais se destaca o Arq.º Egas José Vieira, professor em diversas instituições de ensino superior, Manuel Graça Dias distinguiu-se também enquanto crítico e divulgador da Arquitectura, em diversas publicações de imprensa escrita, mas também na rádio e na televisão, para além de relevante obra publicada.

Paula Torgal, Presidente da OASRS, ao expressar a sua solidariedade com a família, amigos e entes queridos, refere estar “certa de interpretar um sentimento transversal a todos os Arquitectos que é um sentimento de perda por alguém tão novo, que era uma referência para muitos e que tinha ainda tanto para dar. Dotado de uma incrível capacidade criativa e de uma inteligência acutilante, o Manuel possuía um espírito livre, provocador e irreverente. O seu modo de ser e de estar deve inspirar-nos a todos. Que sejamos capazes de o lembrar assim para sempre, será a homenagem mais adequada que podemos fazer ao Manuel e à sua forma alegre de estar na vida”.


O velório realiza-se esta segunda-feira à tarde na Basílica da Estrela, em Lisboa, a partir das 18h. O funeral está marcado para terça-feira, 26 de março, às 17h, no Cemitério dos Olivais, também em Lisboa.


Leonardo Negrão | Arquivo Global Imagens