CONFERÊNCIA | “Utopia & Gentrificação” na OASRS
— 21.11.2018
A sede da Ordem dos Arquitectos recebe a conferência "Utopia & Gentrificação" a 21 de novembro (18h), integrada no festival internacional “The New Art Fest”.
Os cinco convidados debatem a arquitectura e a tecnologia, num cenário de “declínio do capitalismo industrial e financeiro” dos últimos dois séculos e de endividamento, especulação e escapismo tecnológico. A especulação imobiliária a uma escala sem precedentes induz episódios de gentrificação como um dos numerosos factores de instabilidade social e política.
A conferência vai ser moderada pela arquitecta Lucinda Correia (Artéria).
A entrada para a conferência é livre, sujeita a inscrição: geral@thenewartfest.com.
ORADORES CONVIDADOS:
Ulrich Gehman (Fundador do Ideal Spaces Working Group)
Tem uma vida profissional ligada à gestão, consultadoria, antropologia e história. Fundador e membro do conselho de administração do “Ideal Spaces Working Group”, projecto de arte e investigação que parte do questionamento de espaço ‘ideal’ e de como essa noção é relevante na sua ligação à arquitectura. O colectivo dedica-se à criação de novos espaços comunitários.
Matthias Bühler (Arquitecto, modelador 3D, Ideal Spaces Working Group)
Arquitecto pela ETH Zurich. Trabalhou em arquitectura paisagística e modelação de arquitectura. Fez parte da Esri CityEngine, em Zurique, instituição para a qual desenvolveu vários projectos. Tem um conhecimento profundo de modelação em 3D, rendering. Trabalhou em cinema (Scanline VFX, Vancouver, Canadá) e fundou posteriormente a sua própria empresa de planeamento urbano, a vrbn, que oferece serviços em planeamento urbano e modelação em 3D.
Junia Ferrari (Professora na Escola de Arquitectura na Universidade Federal de Minas Gerais).
Arquitecta e urbanista formada pelas Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1990). Possui um mestrado em arquitectura e urbanismo (Universidade Federal de Minas Gerais), integra o Grupo de Pesquisa PRAXIS- Práticas sociais no espaço urbano e o Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos (LAB-URB), ambos da mesma instituição. Tem experiência na área de planeamento urbano e metropolitano, actuando nos assuntos de política urbana, legislação urbanística e elaboração de planos directores. Também desenvolve trabalho na área de projecto.
Fabiana Pavel (Arquitecta, investigadora)
Arquitecta. Doutorada em arquitectura, na especialidade de conservação e reabilitação urbana, pela Faculdade de Arquitectura da UTL. Membro do CIAUD (Centro de Investigação em Arquitectura Urbanismo Design da FAUL) e do GESTUAL (Grupo de Estudos Sócio Territoriais Urbanos e de Acção Local). Membro da Direcção da Associação de Moradores do Bairro Alto - Freguesia da Misericórdia. Os seus interesses de investigação estão relacionados com reabilitação urbana da cidade histórica; processos de gentrificação e manutenção da identidade do local; periferização; bairros ilegais; habitação de interesse social.
Joana Braga (Arquitecta, investigadora, co-fundadora e curadora da Plataforma Baldio - Estudos de Performance).
Arquitecta, investigadora, encontra-se a desenvolver a tese de doutoramento “Geografias do comum: práticas de imaginação e reinterpretação do espaço urbano em cidades europeias (2000-2015)”.
É co-fundadora e curadora da Plataforma Baldio - Estudos de Performance.
MODERADORA: Lucinda Correia (Arquitecta)
Arquitecta, co-fundadora da Artéria – Humanizing Architecture, um ateliê de independente e multidisciplinar, fundado em 2011, que concebe, desenvolve e divulga projectos no âmbito da reabilitação urbana. O ateliê tem sido responsável pela concepção e coordenação geral de projectos e pela supervisão das actividades educativas sobre os conceitos de espaço, arquitectura e cidadania.
Licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL); pós-graduada em Culturas e Discursos Emergentes: da Crítica às Manifestações Artísticas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).
É bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) desde 2018 (SFRH/BD/134560/2017) e membro colaborador do núcleo de Arquitectura do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) desde 2017.
A sua investigação na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (“A (In)certeza da Norma. Arquitectura, Direito e Políticas Públicas em diálogo”), pretende explorar e aprofundar as implicações recíprocas entre a lei e a prática da arquitectura.
É membro da equipa editorial do Jornal Arquitectos (J-A) da Ordem dos Arquitectos (2016-2018).
...................................................................................
EXPOSIÇÃO: De 21 a 30 Novembro , Sede da OA, Lisboa
No mesmo dia 21 é inaugurada uma exposição com os projectos Favela, Ibirapuera Park, Babel IID (Ideal Spaces Working Group) e BH120: Belo Horizonte: 120 anos de gentrificação (Left Hand Rotation), que pode ser visitada até 30 de novembro.