CULTURA | Transformação de uma habitação em Serpa vence Campanha #falecomumarquitecto

— 17.07.2018


Uma fotografia da autoria de Alexandra Melão, de um projecto de arquitectura de interiores do atelier Arquisol, Arquitectura e Planeamento, venceu a Campanha #falecomumarquitecto, lançada pela Arqama com o apoio da OASRS.


O júri, composto pelo arquitecto Tiago Oliveira da OASRS, arqs. Ana Mafalda Almeida e Anabela Santos da Arqama e o fotógrafo de arquitectura Ivo Tavares, foi unânime na escolha da foto vencedora que “tem a particularidade de mostrar dois espaços em simultâneo” e ilustrar “a versatilidade que a arquitectura pode ter”.


A foto vencedora mostra o resultado de uma reabilitação e alteração de habitação no centro histórico de Serpa através de “um enquadramento fotográfico bem escolhido”, representando “um ambiente de habitação comum e do dia-a-dia”.


“Demos maior importância à intervenção em espaços domésticos, em detrimento do património ou de grandes edifícios onde intervêm os arquitectos ‘especialistas’, porque estes últimos constituem casos mais raros e singulares, e a maioria das pessoas tem sobretudo como referência a arquitectura da própria casa onde habita”, referiu o júri, sublinhando que o concurso teve a “preocupação pedagógica de sensibilizar para a arquitectura como algo acessível a todos, cujo objectivo principal é criar espaços confortáveis e de qualidade para habitar”.


A Campanha #Falecomumarquiteto pretendeu sensibilizar para o trabalho dos arquitectos na recuperação de espaços interiores, ajudando a provar que a arquitectura não é um luxo e está acessível a todos.


A foto vencedora vai receber uma peça de design de Anna Westerlund.