EXPOSIÇÃO | Fortaleza de Peniche: Projectos no Museu de Arte Popular até 16 de Setembro

— 20.07.2018


Está patente até ao dia 16 de Setembro no Museu de Arte Popular em Lisboa, a Exposição “Concurso Público de Arquitectura: Museu Nacional da Resistência e da Liberdade”, que reúne os trabalhos concorrentes ao Concurso da Fortaleza de Peniche promovido pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) com a assessoria técnica da OASRS. A entrada na exposição é livre.


Recorde-se que o Concurso Público de conceção para a elaboração do projeto de arquitetura do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade na Fortaleza de Peniche teve como objectivo levar à "recuperação, requalificação e valorização da Fortaleza de Peniche, Monumento Nacional na consciência coletiva nacional com vista ao fortalecimento do sentimento de identidade partilhada. Desde a sua construção, a história da Fortaleza está marcada por acontecimentos relevantes da história de Portugal, como a defesa da soberania nacional; as invasões napoleónicas; as lutas liberais; a opressão do regime fascista; e o acolhimento dos regressados das colónias portuguesas após o 25 de Abril de 1974".


Contando com 22 propostas concorrentes, o concurso foi ganho pelo arquitecto João Barros Matos, do atelier AR4.


Composto pelo arquiteto Alexandre Alves Costa (presidente), arquitecto João António Serra Herdade, arquitecto João Mendes Ribeiro, arquitecta Sofia Aleixo e o designer Henrique Cayatte, o Júri atribuiu o segundo lugar à proposta do atelier FSSMGN Arquitectos, Lda, que teve como arquitecta coordenadora Margarida Grácio Nunes e o terceiro lugar à candidatura do arquitecto Marcelo de Gouveia Cardia.


Mais aqui