Augusto Pereira Brandão (1930-2018)

— 10.04.2018


A Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa anunciou hoje o falecimento do arquitecto Augusto Pereira Brandão um dos principais responsáveis pela criação da Faculdade após a sua autonomização enquanto departamento da Escola Superior de Belas Artes, em 1979, com a instalação no Pólo Universitário do Alto da Ajuda. Pereira Brandão foi o autor do projeto arquitectónico do edifício da faculdade e mentor do programa pedagógico inicial, exercendo a direção académica e científica.


Nascido em 1930, Augusto Artur da Silva Pereira Brandão formou-se em arquitetura em 1957, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, com média final de 20 valores, tendo desenvolvido um longo percurso académico ligado ao ensino da arquitetura em Portugal.


Nos anos que se seguiram, exerceu cargos de ensino e gestão em diversas instituições de ensino superior, e, em simultâneo, trabalhou junto da Junta das Construções Escolares, para a edificação de instituições de ensino por todo o país, como é o caso do Liceu Rainha D. Leonor, em Lisboa.


Foi autor dos livros "Leon Battista Alberti: Retrato de Arquitecto Renascentista", "Desenhar Lendas" e "A Aventura Portuguesa".


Em 2017, a FAUL, onde tinha gabinete e continuava a ir todas as manhãs, fez-lhe uma homenagem com uma exposição Augusto Pereira Brandão: Vida e Obra. Na altura, a revista Visão dedicou um longo artigo aquele que era conhecido como o pai da FAUL. É esse artigo que aqui deixamos.


A OASRS apresenta as mais sinceras condolências à família, amigos e colegas.


O corpo estará em câmara-ardente na Igreja do Santo Condestável. A missa realizar-se-á amanhã, 11 de Abril, no mesmo local, pelas 16h. Depois, seguirá para o Cemitério dos Olivais para a cremação.