Bernardino Ramalhete (1921-2018)

— 12.03.2018


Foi com enorme pesar que a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos tomou conhecimento do falecimento, no passado dia 10 de Março, do arquitecto Bernardino Ramalhete, autor, em 2005, do Manifesto "Isto é Arquitectura!".


Com uma vasta carreira dividida entre Portugal e África, Bernardino Ramalhete nasceu no Porto, onde colaborou com Carlos Ramos, Fernando Távora e Almeida de Eça, entre outros.


Partiu para Moçambique em 1957, fixando-se na cidade da Beira onde fundou o Gabinete do Plano de Urbanização da Câmara Municipal da Beira e desenvolveu intensa actividade na qualidade de arquitecto da Administração local. Em 1961, criou aquele que é, até à data da revolução de Abril, "um dos maiores escritórios portugueses de arquitectura", o Gabinete de Arquitectura, Urbanismo e Decoração Ldª (GAUD), segundo refere Ana Vaz Milheiro no Jornal Arquitectos (JA) #240.


Regressado a Portugal, trabalhou na Câmara Municipal de Lisboa, assumindo, em 1975, a direcção das Operações SAAL Algarve, entre outros projectos. Premiado pelo Instituto Nacional de Habitação pelo projecto de uma urbanização social, fundou um Gabinete de Arquitectura no Montijo, com extensão em Tomar, cidade onde fixou residência.


No Outono de 2011, por ocasião dos 90 anos de Bernardino Ramalhete, a publicação PapelParede, do então Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos (hoje Delegação do Centro), publicou um número de homenagem ao arquitecto. É essa publicação que aqui deixamos.