Raúl Hestnes Ferreira (1931-2018)

— 12.02.2018

A Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos lamenta profundamente a morte do arquitecto Raúl Hestnes Ferreira, membro honorário da OA desde 2010 e um nome de referência da arquitectura portuguesa.


Nascido em 1931 em Lisboa, era filho do poeta José Gomes Ferreira. Arquitecto várias vezes premiado, Hestnes Ferreira foi um dos fundadores do Departamento de Arquitectura da FCTUC e leccionou naquela escola entre 1990 e 2003. Em 2004, arrebatou o Prémio Valmor e em 1993 venceu o Prémio Eugénio dos Santos e o Prémio Nacional de Arquitectura.


Entre várias distinções, foi ainda galardoado com o Prémio Nacional de Arquitectura e Urbanismo em 1982. Recebeu em 2007 o doutoramento «honoris causa» na Universidade de Coimbra em reconhecimento dos "bons serviços prestados , enquanto docente da FCTUC e fundador do Departamento de Arquitectura, mas sobretudo pela obra que realizou e a extraordinária dimensão cultural” da sua figura.


Segundo uma nota da UC, “a obra de Hestnes Ferreira é marcada pela procura da universalidade, das origens da cultura arquitectónica ocidental e dos modelos da arquitectura romana”. Com um extenso trabalho no âmbito da Arquitectura e do Planeamento Físico e Urbano, “o percurso de Raul Hestnes Ferreira é um percurso solitário e de serena independência em que cada obra é um acontecimento imprevisível a promover, antes de mais, a sua própria razão de ser, universal e única”, escreveu o professor catedrático da FCTUC Alexandre Alves Costa, na proposta de atribuição do grau. Segundo este docente de Arquitectura na Universidade de Coimbra, Raul José Hestnes Ferreira foi "uma espécie de consciência moral”.


“A solidez da sua figura e da sua obra nunca foi limite para a afirmação permanente de uma assumida ‘artisticidade’”, adianta Alves Costa.


No curso de Arquitectura e na Universidade de Coimbra, Hestnes Ferreira “deu as suas provas maiores de competência didáctica e profissional, dedicação e generosidade que transformaram a sua presença de cerca de 12 anos numa referência essencial e estrutural do actual Departamento que o tem como um dos seus fundadores e garantia de excelência da sua aprendizagem”, sublinha o professor da FCTUC.


Hestnes Ferreira estudou Arquitectura nas escolas de Belas Artes de Lisboa (de onde foi expulso por “actividades subversivas”) e do Porto, nos departamentos de Arquitectura do Instituto de Tecnologia de Helsínquia, da Universidade de Yale e da Universidade da Pensilvânia. Leccionou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, na Cooperativa Árvore do Porto e na FCTUC. Foi autor dos projectos para o complexo do ISCTE, em Lisboa, ou da Casa da Cultura e da Juventude de Beja, entre muitas outras obras.


Em Maio de 2015, a propósito da edição do Prémio Arquitectos Agora, a OASRS convidou o arquitecto Raúl Hestnes Ferreira a contar como foi o seu início de carreira.


É esse testemunho que aqui deixamos.