Hierarquia tipográfica e sistema de siglas

— 08.10.2015


O design gráfico do novo site da oasrs esteve a cargo do R2 design, um colectivo portuense com experiência de trabalho “não só com arquitectos, como para os arquitectos”, explica o designer Artur Rebelo. O processo de criação da nova identidade foi uma operação de 'rebranding' alicerçada sobre o logo original da OASRS. “Como o logo teve de se manter intocável, optamos por uma abordagem tipográfica forte e com caracter”, sublinha.


“Seleccionamos uma fonte neutra – no caso, a Atlas Grotesque – que combinamos com uma fonte monoespacejada da mesma família – a Atlas Typewriter – que tem um caracter técnico e necessário para certo tipo de conteúdos e ajuda a criar âncoras que fazem notar as grelhas tipográficas”, acrescenta.


À hierarquia tipográfica acresce um sistema de siglas adaptado para cada designação: o ‘F’ para Formação, o ‘C’ para Concursos e por aí adiante, “uma opção que evidencia o desenho da letra, fazendo uso dos contrastes, do jogo das escalas, resultando uma abstracção que desperta curiosidade e convida o leitor a ir à procura de respostas”, adianta Artur Rebelo.


O acrónimo OASRS não desaparece, mas houve uma intenção de alargar a sua abrangência ao conceito de Sul. “A palavra Sul foi explorada a preto e branco, a tipografia bem marcada, o preto como cor transversal. Pontualmente convidamos outras cores fortes para participarem e marcarem as diferenças entre as diferentes actividades da Ordem”, especifica o designer.


O resultado deste processo está hoje online. Convidámo-lo a explorar o novo site e a usufruir de tudo o que ele tem para oferecer.