Os candidatos ao Conselho Directivo Regional do Sul

— 22.12.2016

A propósito do escrutínio eleitoral do próximo dia 20 de Janeiro, a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos colocou às três candidaturas aos órgãos regionais do Sul, um conjunto de questões com o objectivo de dar a conhecer, em traços gerais, o perfil e o programa de cada uma. Foi ainda solicitado o envio de uma imagem do respectivo candidato à presidência do Conselho Directivo Regional do Sul.

As perguntas foram as seguintes:


1- Quem são? (apresentação da lista)


2- Porque se candidatam?


3- Apresente três objectivos para o mandato.


Transcrevemos de seguida as respostas dada por cada uma das listas, organizadas alfabeticamente.


Lista A

UM RUMO, UMA ORDEM

Arq. Paula Torgal


1- Quem são? (apresentação da lista)

Somos uma equipa diversificada, qualificada, heterogénea, englobando várias gerações, empenhada e representativa das regiões que representam a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos. Encabeçada pela arquitecta Paula Torgal como Presidente e pelo arquitecto João Menezes de Sequeira como Vice Presidente. Integramos uma candidatura conjunta a todos os Órgãos da Ordem, denominada Um Rumo UMA Ordem.


2- Porque se candidatam?

Candidatamo-nos porque esta equipa partilha a mesma ideia de necessidade urgente de mudar a actual situação de Indiferença, Inércia, Alheamento e Desinteresse da classe. Face ao actual paradigma da profissão, acreditamos na Motivação da Participação, e na necessidade da Ordem estar junto de Todos os Arquitectos de Todas as Regiões.

Hoje, somos Investigadores, Curadores, Professores, Criadores, Artistas, Empreendedores… e continuamos a ser Fazedores de Projectos e Obras. Acreditamos que Todos devem fazer parte, e sobretudo, acreditamos que a Ordem tem de Representar Todos os Arquitectos Portugueses. A nossa responsabilidade é grande. É grande perante a Sociedade, que infelizmente ainda não nos reconhece como um valor acrescentado. Daí a necessidade de nos erguermos juntos, e passarmos das palavras à Acção… E ao Agirmos, Executarmos! Executarmos Na Sociedade, promovendo a nossa Actividade com Convicção e Dignidade.


3- Apresente três objectivos para o mandato.

- Descentralização – Espaços OA: o conceito de “Loja da Arquitectura” enquanto espaço de proximidade e apoio aos membros, extensível a outros locais do país onde a presença da OA possa fazer a diferença na actividade.

- Introdução de Mecanismos de protecção social.

- Uniformização de procedimentos: a diversidade de procedimentos verificada em cada autarquia e em cada instituição com que necessitamos de articular a produção de arquitectura. Propomo-nos diligenciar no sentido da sua uniformização.


www.umrumoumaordem.com

www.facebook.com/umrumoumaordem



Lista B

PELOS ARQUITECTOS, PELA ARQUITECTURA

Arq. Paulo Tormenta Pinto


1- Quem são? (apresentação da lista)

A equipa que reunimos tem a confiança e apoio do arquitecto Carrilho da Graça como mandatário e de Francisco Aires Mateus como candidato a presidente da Assembleia Regional. Temos uma equipa entre os 30 e 40 anos (que corresponde à faixa etária predominante na OASRS), em que alguns dos membros que compõem a equipa são pessoas com experiência na OA e outros que entram de novo com grande motivação, com experiência prática de arquitectura, no ensino e na administração pública. Estamos confiantes que podemos fazer um bom trabalho.


2- Porque se candidatam?

Candidatamo-nos porque estamos empenhados na agregação dos arquitectos e da arquitectura produzida a SUL de Portugal e nas ilhas dos Açores e da Madeira e porque pretendemos ser uma voz presente na afirmação pública do papel dos arquitectos neste território.


3- Apresente três objectivos para o mandato.

-Qualificar a integração dos novos membros;

-Fomentar a justa remuneração do trabalho dos arquitectos, ampliar o acesso à encomenda e prestar melhor apoio à prática profissional;

-Promover as questões identitárias associadas à especificidade geográfica do Sul e a cultura arquitectónica depositada neste território.


http://www.sul-pelosarquitectospelaarquitectura.pt/

https://www.facebook.com/sulpelosarquitectospelaarquitectura/



Lista E

ARQUITECTURA PERTO

Arq. Paulo Serôdio Lopes


1- Quem são? (Apresentação da lista)

Lista E.

Lista para os arquitectos do público e do privado; para os que assinam e para os que não assinam; para os que ensinam e para os que aprendem; para os puristas e para os transdisciplinares; para os que tocam um, sete e muitos mais instrumentos; para os que acreditam e para os que já quase desistiram de acreditar.

LISTA APARTIDÁRIA, com princípios, objectivos e AUTONOMIA.


2- Porque se candidatam?

Há ainda muito por fazer a nível regional. Existem caminhos que se esgotaram enquanto outros se afiguram mais pertinentes:

1) Sociedade

Ser voz activa quando na nossa área de actuação se colocarem questões sobre a qualidade de vida. Ser ´agressivamente` pedagógicos junto da administração pública relativamente à igualdade de oportunidades entre arquitectos. Enaltecer boas práticas e noticiar as más; responsabilizar entidades e exercer pedagogia junto dos membros;

2) Acesso à profissão

Defender condições sãs para o exercício da profissão. Combater práticas de dumping nos honorários e exigir condições de remuneração dignas para os membros assalariados. Rever as condições do estágio profissional;

3) Organização

Alocar mais verbas para o apoio a políticas de proximidade, reforçando a informação directa junto dos membros.


3- Apresente três objectivos para o mandato.

No momento em que a Ordem se encontra, "Arquitectura Perto" defende um ‘compromisso de dádiva' com os membros e os deveres de:

1) Intervir com justa causa nos mecanismos de encomenda pública entre os quais a alteração urgente da prática de adjudicação de projectos pelo preço mais baixo e tomar posições públicas sobre os temas da Arquitectura dando voz à defesa dos valores essenciais da profissão;

2) Estabelecer diferentes lógicas de relacionamento com os membros criando serviços integrados de apoio: Gabinete do Emprego, Gabinete do Estágio, Gabinete de apoio à contratação de serviços de arquitectura;

3) Promover novas formas de proximidade com os membros e junto das comunidades locais com base na descentralização da SRS e na cooperação com organizações congéneres.


http://www.arquitecturaperto.pt/
https://www.facebook.com/Arquitectura-PERTO-460977...


Conheça todas as candidaturas ao Mandato 2017-2019 aqui