Concursos de arquitectura: OASRS reúne com Administrações Regionais de Saúde

— 23.11.2016


O Serviço de Concursos da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos reuniu, durante o corrente mês de Novembro, com responsáveis das Administrações Regionais de Saúde (ARS) de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo, no sentido de promover a figura do concurso como uma ferramenta fundamental na contratualização de serviços de arquitectura.

Esta ronda de contactos decorre da anunciada iniciativa do Governo em investir cerca de 15 milhões de euros na construção e remodelação de centros de saúde nos distritos de Lisboa, Leiria, Setúbal e Santarém num futuro próximo.

Nesse sentido, a OASRS reuniu a 20 de Outubro com o Dr. João Moura Reis, presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve, com o Eng.º Tiago Pires, Director do Departamento de Instalações e Equipamentos da ARS Lisboa e Vale do Tejo a 18 de Novembro e com o Eng.º José Lopes, Vogal do Conselho Directivo da ARS Alentejo no passado dia 22.

Segundo o site do Serviço Nacional de Saúde, “despachos publicados a 20 de abril, no Diário da República, e assinados em conjunto pelos Secretários de Estado do Orçamento, da Saúde e das Autarquias Locais, determinam que Sintra é o concelho para onde está previsto o maior investimento, no valor de cerca de 3,7 milhões de euros”, estando ainda “prevista a construção de uma nova unidade de saúde para a freguesia de Algueirão-Mem Martins (dois milhões de euros), de outra para servir as freguesias de Agualva-Mira Sintra (948 mil euros) e de uma outra Queluz-Belas (748 mil euros)”.

A mesma fonte adianta que se prevê para Oeiras “um investimento estimado em 2,4 milhões de euros, repartidos pela construção de um centro de saúde para a freguesia de Barcarena e Carnaxide” e para Mafra.

Estão ainda previstas novas unidades de saúde na Buraca, em Lisboa (Odivelas e Cadaval), Setúbal, Palmela e Sesimbra e, mais a norte, na Nazaré.

O despacho governamental prevê a celebração de contratos-programa com os respectivos municípios, no sentido de serem estes a lançar os concursos e as obras respectivas.

Consequentemente, o Serviço de Concursos da OASRS está já a agendar encontros com as autarquias que irão ser promotores das obras com o objectivo de os sensibilizar para o recurso ao concurso de arquitectura.