OASRS e RTP lançam formação em Cenografia de Televisão
— 23.09.2016
A OASRS e a RTP juntaram-se para criar uma formação de Introdução à Cenografia de Televisão, uma área praticamente sem oferta de formação em Portugal e que se debate, consequentemente, com uma grande falta de know-how.
As inscrições estão a decorrer até ao dia 11 de Outubro.
Vai decorrer nos dias 15 e 17 de Outubro na Ordem dos Arquitectos e na RTP a formação “Introdução à Cenografia de Televisão”. É a primeira vez que a OASRS promove uma acção nesta área onde a formação em arquitectura facilita em “90 por cento” o domínio da matéria.
Quem o diz é o formador, o arquitecto António Polainas que acumula quase 40 anos de experiência em televisão neste segmento da cenografia bem menos conhecido do que a cenografia de teatro.
“São coisas completamente diferentes uma da outra. Na cenografia de televisão estamos dentro de um universo mais amplo que movimenta outro tipo de verbas e orçamentos, milimétrica, precisa, rigorosa, componente de uma indústria muito rápida, que exige uma enorme ginástica mental. A aprendizagem torna-se mais difícil por não haver nenhum curso específico desta área, que potencie os recursos humanos necessários”.
A formação em Introdução à Cenografia de Televisão vai decorrer em dois dias com ofertas de conteúdos distintas. No primeiro dia, a 15 de Outubro na Ordem dos Arquitectos, será feita uma abordagem mais generalista e teórica da área, explicando a história da cenografia de televisão no contexto do audiovisual, como se define a disciplina, regras de projecto, processo criativo e de execução. No segundo dia, a 17 de Outubro, os formandos irão para as instalações da RTP para uma componente prática da formação, destinada a mostrar as atmosferas dos estúdios, as câmaras, a régie bem como a interdependência das várias profissões que influenciam o papel do set designer.
Tudo sobre Introdução à Cenografia de Televisão aqui