Sessão#44 do Ciclo Projectar na Marinha Grande a 4 de Agosto

— 13.07.2016


A quadragésima quarta sessão (mais uma vez dupla) da actividade PROJECTAR, com a temática da reabilitação a presidir à selecção dos documentários a exibir, ocorre (pela primeira vez) no mês de Agosto, no dia 4 e terá lugar no auditório do reabilitado Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, pelas 19h00.

Ambos da série Architectures, o primeiro, realizado por Richard Copans em 2012, apresenta-nos a reconversão de uma antiga fábrica em centro social e cultural pela arquitecta italo-brasileira Lina Bo Bardi entre 1977 e 1986.

No bairro de Palmeiras, em São Paulo, uma antiga fábrica alinha as suas oficinas de princípios do século XX com estranhos blocos de betão que se erguem face à cidade e às suas torres.

Um centro social e cultural destinado aos empregados do comércio. A sua autora, a arquitecta Lina Bo Bardi, prefere falar de uma «cidade do lazer», como um símbolo, da reconversão de um local de trabalho e afirmação de uma alternativa perante a Metrópole. Uma obra prima da «Architettura Povera».?

O segundo documentário, realizado em 2011 por Juliette Garcia, é dedicado à recuperação e adaptação de um edifício administrativo nos arredores de Paris, concebido pelo arquitecto Jacques Kalisz em 1969, em Centro Nacional da Dança pela dupla de arquitectas Antoinette Robain e Claire Guieysse em 2004.

A mutação de um mastodonte de betão, o Centro Administrativo de Patin (1969) em Centro Nacional da Dança (2004)... ou o bem sucedido encontro entre Brutus e as bailarinas. Uma reabilitação arquitectónica que deve sem dúvida o seu sucesso à força monumental do edifício original.

Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de entrada livre mas limitadas à lotação do auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, disponibilizado para o efeito.


Apoio:

Município da Marinha Grande


PROGRAMA:

4 de Agosto, 19h00

Auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande

A Cidade do Lazer, o Centro Social Pompeia em São Paulo

LINA BO BARDI

(2012, Richard Copans, 26')

O Centro Nacional da Dança

J. KALISZ, A. ROBAIN & C. GUIEYSSE

(2011, Juliette Garcia, 26')