Exposição “Arquitectura em Concurso” segue para a Casa da Arquitectura em 2018
— 25.05.2016
A Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos e a Casa da Arquitectura estabeleceram esta semana um protocolo que permitirá apresentar nas futuras instalações da Casa da Arquitectura a exposição “Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa”, que tem estado patente na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém. A exposição deverá ser inaugurada em Matosinhos no início de 2018.
A exposição "Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa”, conta com a curadoria de Luís Santiago Baptista e apresenta mais de 550 conteúdos, muitos dos quais originais, de mais de 200 arquitectos e ateliers portugueses e internacionais, distribuídos em 13 temas e 43 projectos. Explora a figura do concurso de arquitectura enquanto forma mais aberta e livre de acesso à encomenda, propondo uma leitura das transformações em Portugal desde o início do século XX.
A exposição é parte integrante do Programa escolha-arquitectura, lançado pela OASRS em Março último com o objectivo de aproximar a arquitectura de públicos mais alargados. Da mostra resultou ainda o livro “Arquitectura em Concurso”, lançado esta semana com a chancela da OASRS, do CCB e da Dafne Editora.
A exposição "Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa” será, assim, uma das primeiras a ocupar as futuras instalações da Casa da Arquitectura, em construção em Matosinhos, no antigo quarteirão industrial da Real Vinícola. O edifício está a ser integralmente reabilitado pela Câmara Municipal de Matosinhos. O projecto, da autoria do arquitecto Guilherme Vaz, prevê a criação de espaços para a Casa da Arquitectura e para a Orquestra Jazz de Matosinhos, e ainda de um conjunto de áreas comerciais.
A Casa da Arquitectura deverá abrir as portas na Primavera de 2017 com uma exposição original dedicada aos quatro prémios Pritzker com obra em Portugal: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Paulo Mendes da Rocha e Rem Koolhaas. Antes disso, a 1 e 2 de Julho, haverá um primeiro momento de divulgação dos objectivos e da programação da Casa da Arquitectura. O evento “Be a part of” incluirá debates, conferências, concertos e visitas à obra.
A Casa da Arquitectura é, recorde-se, um projecto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitectura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projectos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.
Foto: Fernando Guerra FG+SG