Zaha Hadid no ciclo cinema Projectar em Idanha-a-Nova a 12 de Maio

— 27.04.2016


A quadragésima primeira sessão da actividade PROJECTAR será dedicada à premiada arquitecta anglo-iraquiana Zaha Hadid recentemente falecida, e vai decorrer no auditório do Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, no próximo dia 12 de Maio, pelas 19h.

O perfil traçado por Alan Yentob da falecida Zaha Hadid, originalmente exibido em 2013, três anos antes da sua recente morte. Nascida em Bagdad em 1950 e instalada em Londres, Hadid foi talvez a mais bem sucedida mulher arquitecta de sempre. Ela foi uma da mão-cheia de arquitectos superestrelas globais que alteraram o modo como as pessoas pensam o mundo através dos seus edifícios. No entanto, nem sempre foi o caso - Hadid teve a reputação de não ser construível, uma 'arquitecta do papel' cujos projectos começaram como coloridas pinturas de formas que desfiavam a gravidade a explodirem no vazio. Como fez esta extraordinária e pioneira mulher - umas vezes sedutora, teimosa, visionária e no entanto exigente - para conseguir construir o impossível? Este documentário visita os seus edifícios espalhados pelo mundo, da Áustria ao Azerbeijão, para descobrir (in: http://www.bbc.co.uk/programmes/b037yx1l)

Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do Auditório do Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, que está disponível para o efeito.


Apoio:

Município de Idanha-a-Nova


PROGRAMA:

12 de Maio, 19h

Auditório do Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

ZAHA HADID

Quem ousa vence

(2013, Roger Parsons, 75')