• O que é o Portal dos Arquitectos?

    O Portal dos Arquitectos da Ordem dos Arquitectos tem como missão a prestação de serviços online.

    Após registo, os Arquitectos podem usufruir de diferentes serviços que a OA, através das Secções Regionais Sul e Norte disponibiliza aos seus membros.

    Na Área Pessoal pode consultar e actualizar os seus dados pessoais, bem como obter os documentos que solicitar à OA.

    Na Área de Secretaria poderá solicitar a emissão de Declarações Genéricas ou Específicas, bem como Certificações para o exercício dos actos próprios da profissão, seja em Portugal como no Estrangeiro. Poderá ainda preencher os Requerimentos próprios para alteração da situação de inscrição junto da OA.

    Na Área de Tesouraria poderá consultar a sua conta corrente no que se refere à situação de quotização e outros pagamentos, bem como efectuar pagamentos on-line.

    Na Área de Formação poderá consultar o calendário de Formações a decorrer nas Secções Regionais da OA, inscrever-se on-line e efectuar o pagamento correspondente. Poderá ainda consultar as Formações que frequentou no último ano e obter os certificados de participação nas mesmas.

    Para os futuros arquitectos, o Portal dos Arquitectos disponibiliza a inscrição on-line para Estágio Profissional no âmbito da Admissão à Ordem dos Arquitectos Portugueses, bem como para Arquitectos de Outros Estados Membros da União Europeia, ou provenientes de outros países.

    Durante o período de realização do Estágio Profissional, os Arquitectos Estagiários poderão, à semelhança dos membros efectivos da OA, consultar a Área Pessoal, Área de Secretaria e Área de Formação com funcionalidades semelhantes às acima descritas.

  • O que necessito para efectuar o meu registo no Portal dos Arquitectos?

    Em www.ordemdosarquitectos.pt seleccione uma das seguintes opções:


    Se é Arquitecto, Membro Efectivo da OA, deverá registar-se no campo "Arquitectos".
    Consideram-se Membros Efectivos da OA, todos os Arquitectos registados na OA com número de membro atribuído. Todos os Membros Efectivos, tenham a inscrição activa ou suspensa, têm direito ao registo no Portal dos Arquitectos e aos serviços disponibilizados on-line.
    Para efectuar o registo necessita de ter uma conta de e-mail, o Número de Membro da OA, Documento de Identificação e o Número de Identificação Fiscal. Após registo, os seus dados de acesso serão enviados para o e-mail que indicou.

    Se é Arquitecto Estagiário inscrito na OA, deverá registar-se no campo "Arquitectos Estagiários".

    Consideram-se Arquitectos Estagiários inscritos na OA, todos os candidatos aceites a estágio de admissão à OA e aos quais já foi atribuído número de Arquitecto Estagiário.
    Para efectuar o registo necessita de ter uma conta de e-mail, o Número de Estagiário da OA, Documento de Identificação e o Número de Identificação Fiscal. Após registo, os seus dados de acesso serão enviados para o e-mail que indicou.

    Se pretende submeter candidatura de admissão à OA, deverá registar-se no campo "Candidatos".
    Antes de iniciar o processo de submissão de candidatura, deverá verificar o seu enquadramento na área Admissão.
    Para efectuar o registo necessita de ter uma conta de e-mail e Documento de Identificação. Após registo, os seus dados de acesso serão enviados para o e-mail que indicou.


    Consideram-se Documentos de Identificação um dos seguintes documentos: Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Passaporte ou Cartão Europeu.

  • A declaração genérica perdeu a validade. Como devo proceder para obter nova declaração?

    As Declarações Genéricas, para o exercício dos actos próprios da profissão, são emitidas automaticamente a partir do portal dos arquitectos.

    Para obter a sua Declaração Genérica, deverá proceder ao seu registo (caso ainda não o tenha efectuado) e emitir a declaração em Secretaria/Pedido de Declarações.

    Após emissão, a Declaração Genérica fica disponível na Área Pessoal/Perfil/Documentos durante o período da sua validade.


  • A Ordem disponibiliza algum Seguro de Responsabilidade Civil Profissional?

    A OA-SRS, consciente dos riscos inerentes ao exercício da profissão de Arquitecto e no âmbito dos serviços prestados aos seus membros, disponibiliza aos membros efectivos, de modo gratuito, um contrato de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, garantindo um capital de € 25.000,00 (vinte e cinco mil euros).

    Tendo em vista a celebração do respectivo contrato, os dados de identificação de cada membro (nome, número de membro, morada, NIF e email) serão fornecidos à entidade seguradora, Secose com ressalva expressa de exclusiva utilização para o referido fim.

    Para aceder ao documento online deverá entrar na sua Área Pessoal/Perfil/Documentos do Portal dos Arquitectos.

    Poderá consultar as Condições Gerais da nova apólice e as Condições Especiais para Arquitectos abaixo:OA SRS_Apólice Seguro Responsabilidade Civil - Allianz.pdf

    Para mais informações sobre o referido seguro, contacte a seguradora através do email arquitectos@secose.pt ou pela linha directa para Arquitectos 213 186 285.

    Caso não pretenda a adesão a este seguro solicitamos que expresse a sua vontade através do email secretaria@oasrs.org.

  • Como fazer a inscrição nas formações da OA?

    - membros da OA - Todos os arquitectos, e arquitectos estagiários, deverão efectuar a inscrição através do Portal dos Arquitectos, na sua área reservada.

    - não membros – Se não é membro da Ordem dos Arquitectos encontrará a ficha de inscrição para download na página de divulgação de cada uma das acções, em ‘Anexos’. Deverá preencher e assinar a ficha enviando-a juntamente com o comprovativo de pagamento para: formacao@oasrs.org


    *Os membros da OA que não tenham as quotas em dia no momento da inscrição na respectiva acção de formação/ sessão de esclarecimento, deverão pagar o valor da formação indicado para não membros ou ‘outros’.


    Desconto de 10% nas inscrições de membros efectivos ou não membros, quando efectuadas até 10 dias útris antes do início da formação (não acumulável com outros descontos).

    Desconto de 15% para membros estagiários, membros efectivos e não membros na inscrição em 3 acções de formação, ou mais, no mesmo ano civil. O desconto de 15% será aplicado na 3ª acção de formação em que se inscreva, e em todas as seguintes, desde que ocorram no mesmo ano civil.

  • Como posso formalizar a minha candidatura a Estágio?

    O Regulamento de Inscrição (RI) e os formulários, encontram-se disponíveis em http://www.ordemdosarquitectos.pt/conteudos/estatutos-e-regulamentos , bem como nos sites das Secções Regionais da OA.

    Para a candidatura a Estágio Profissional deverá registar-se no Portal dos Arquitectos (www.ordemdosarquitectos.pt) e na área Candidatos seguir as instruções para submissão de candidatura a Estágio Profissional de admissão à OA.

    Poderá consultar o procedimento e toda a documentação necessária em http://www.ordemdosarquitectos.pt/conteudos/admissao

    Todos a documentação deverá ser em português ou com tradução oficial. Deverá guardar consigo todos os originais dos documentos que submeter via Portal dos Arquitectos, caso haja necessidade de verificação dos mesmos por parte dos serviços da OA.

  • Como posso formalizar a minha conclusão de Estágio?

    A entrega da conclusão de estágio deverá ser efectuada via Portal dos Arquitectos (www.ordemdosarquitectos.pt), na área de Secretaria/Ficha Conclusão.

    A documentação a apresentar poderá ser consultada em http://www.ordemdosarquitectos.pt/conteudos/admissao.


  • Quais os meios de pagamento disponíveis para proceder ao pagamento de quotas?

    As quotas da OA podem ser pagas através de Débito Directo, Transferência Bancária, Multibanco ou presencialmente na Tesouraria das Secções Regionais da Ordem dos Arquitectos.


    Se optar pela transferência bancária ou no caso da validade do seu Aviso/Recibo expirar, deverá efetuar a transferência bancária para:

    IBAN: PT50 0033 0000 0022 8123 92205

    SWIFT: BCOMPTPL

    devendo em seguida enviar cópia do comprovativo devidamente identificado com nome, número de membro e nome do 1º titular da conta bancária de onde proveio o pagamento para secretaria@oasrs.org
    Se a cópia do comprovativo não for enviada, a sua conta corrente não será actualizada pelo que se manterá a dívida.