CONFERÊNCIA | "Progetto e Preesistenza"

— 02.04.2019

O auditório da sede da Ordem dos Arquitectos recebe, na próxima terça-feira, 2 de abril (19h), a conferência "Progetto e Preesistenza", com os arquitectos Emanuele Fidone e Bruno Messina, da Università degli Studi di Catania.

A conferência é uma co-organização do Instituto Italiano de Cultura em Lisboa, do departamento de arquitectura da Universidade de Évora e da Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos.


Estarão igualmente presentes a directora do Instituto Italiano de Cultura em Lisboa, Luísa Violo, e o director do departamento de arquitectura da Universidade de Évora, João Rocha.


A entrada é livre mediante inscrição aqui.




Biografias:

____


Emanuele Fidone nasceu em Modica na Sicília, estudou arquitectura em Veneza no IUAV onde se formou em 1984.


Lecciona projecto (progettazione architettonica) na Università degli Studi di Catania – Scuola di Architettura, Siracusa, tendo sido também professor convidado em várias universidades italianas. Desde 2018 que é membro do corpo docente do programa de Doutoramento em Arquitectura “Teorias e Projecto” da Universidade La Sapienza de Roma.


Foi investigador em 2005 na Escuela Tècnica Superior d'Arquitectura, em Barcelona, e em 2017 na Unicamp, São Paulo, no Brasil.

Realizou vários seminários, críticas e workshops a nível internacional em várias universidades e Institutos, incluindo a Clemson University, EUA (delegação de Gênova), a T.U. de Berlim, a Hochschule de Munique, a Academia de Arquitectura de Mendrisio na Suíça, a Universidade IUAV de Veneza, a Universidade de Florença, o Politecnico di Milano, a Universitat Politècnica de València e a Universidade de Évora.


Em 2013, recebeu o Italian Heritage Award. As suas publicações e projectos têm sido publicados em revistas especializadas, incluindo: Abitare, A10, Bauwelt, Casabella, Domus, Ottagono, Lotus Internacional, R & R e as suas obras foram exibidas em várias exposições.

____


Bruno Messina nasceu em Catania em 1960. Formou-se em Arquitectura na Universidade Federico II de Nápoles em 1986.


Desde 2000 é professor associado de Projeto arquitectónico e urbano na Universidade de Catania. Foi membro do Conselho Científico do Programa de Doutoramento em "Projecto Arquitectónico e Análise Urbana" na Universidade de Catania até 2010. Em 2012 foi eleito Presidente da Estrutura Didáctica da Arquitectura (antiga Faculdade de Arquitectura) da Universidade de Catania.


No ano lectivo 2008/2009 ensinou "Conservação de materiais em edifícios históricos" na Faculdade de Arquitetura "Aldo Rossi" Universidade Alma Mater Studiorum de Bolonha. As suas obras estão documentadas em várias publicações nacionais e internacionais, tendo participado em várias exposições.