OASRS | Ciclo 2 de Tertúlias regressa com novidades

— 28.02.2019

As Tertúlias OASRS, Ciclo 2 estão de regresso em Fevereiro com novos temas da actualidade.

Iniciadas em 2018, as tertúlias organizadas pela OASRS com as arquitectas Marta Falcão e Ana Proença, dividem-se em 3 ciclos com diferentes temas. Continuam em 2019 com o « Ciclo 2 - A profissão do arquitecto- que perspectiva hoje?» em de Fevereiro a Maio.


ter·tú·li·a

1. Reunião familiar. 2. Assembleia literária. 3. Agrupamento de amigos.

Tendo em conta as profundas transformações urbanísticas e culturais que estão a ocorrer no mundo e em particular nas grandes cidades como Lisboa, a Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos em parceria com as arquitetas Ana Proença e Marta Falcão promove três ciclos de tertúlias.

As tertúlias definem-se como conversas informais, entre colegas e outros interessados, em torno de alguns dos temas que estão a transformar as dinâmicas das cidades e o papel dos arquitectos.As tertúlias acontecem 1 vez por mês, pelas 19h30 em diversos espaços históricos da cidade de Lisboa. A entrada é livre sujeita ao preenchimento deste formulário de inscrição e à lotação dos espaços.


SESSÃO #4 . O valor económico da Arquitectura: é reconhecido? E enquanto profissionais, sentimos essa valorização?


"No momento particularmente agitado - o dito boom imobiliário- é irónico que o arquitecto não seja um dos protagonistas centrais desta animação. É parte activa na valorização qualitativa dos processos de transformação do imobiliário mas está fora da primeira linha da captação das mais-valias geradas. Neste campo temos de reconhecer que os demais agentes do processo (promotores, comerciais, consultores imobiliários) têm sido bastante mais ágeis na captação, em seu benefício, do added value que o nosso trabalho confere aos diferentes produtos imobiliários. Estamos nós disponíveis para reformular o nosso modelo de negócio? Afinal qual o valor (económico) criado pelos arquitectos e como o capturar?"


CONVIDADO:

Arquitecto Carlos Delgado Pinto

Licenciado em Arquitetura, Mestre em Urbanísmo e Gestao do Territorio.Projetista na empresa In'Loki; consultor para a gestão do território no município de Loulé desde 2015. Foi consultor para a gestão e administração do património no Ministério dos Negócios Estrangeiros (2003-2013).


Dia: 28 de fevereiro (quinta-feira)

Hora: 19h30

Local: Lusitano Clube (Escolas Gerais, 29 | 1100-214 Alfama)

Entrada gratuita mediante inscrição e lotação do espaço.


COMO CHEGAR:

Carro: Parque de estacionamento no Campo de Santa Clara (Feira da Ladra) ou junto à Igreja de São Vicente de Fora.

Eléctrico: 28 (Calçada de São Vicente)

Metro: Estação Santa Apolónia + 12 min a pé


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AQUI