ATELIER CRIATIVO | 'Ao Redor das Casas' oficina para jovens em Setembro - Quase esgotado

— 11.09.2018

Em Setembro a OASRS retoma as actividades educativas mas desta vez para jovens dos 10 aos 15 anos.

Uma actividade criada em parceria com o colectivo ' Super Arquitecto' e a OASRS.


Ao redor das casas existe um espaço delimitado por milhares de muros interiores abertos por portas e janelas onde entram e saem pessoas, carros, móveis, e outras tantas coisas. É o lugar das ruas que constroem caminhos de casa para casa, das praças onde as pessoas se encontram, mas também das estradas, dos jardins e dos espaços que sobraram, sem função aparente.


É difícil explicar o que é este espaço! Quantas formas tem? De quem é? De que é feito? Que formas e proprietários tem? De que materiais é feito? Como organiza a cidade e que possíveis apropriações? Quais as relações entre interior e exterior? Como as transformações de um afectam o outro e vice-versa? Como os ocupamos? Que espaços possuímos?


Dizem que é de todos, dizem que é público, aberto, sem tecto, vazio?! Ele ocupa o espaço ao redor das casas e quando uma casa cresce, ele diminui; quando se altera, ele ocupa o espaço inverso dessa ocupação. Ao redor das casas vive num jogo de relações exploratórias que vão do mundo a nós mesmos e vice-versa. Vamos jogar?


ESTRUTURA | A actividade divide-se em 2 grupos, aos quais se propõe explorar o espaço em redor das casas sob diferentes perspectivas. Em diferentes mapas, cada participante deve identificar o espaço público, desenhando-o e procurando, depois, possíveis definições para a diversidade encontrada. Com o objectivo de explorar as diferentes relações que se estabelecem entre as casas e o que está em redor, apresentam-se 3 transformações urbanas. A partir daqui, os participantes vão pensar como se adaptam as casas e os espaços entre elas, que novas relações se estabelecem e que efeitos têm no espaço público. Através do desenho, vão encontrar-se soluções para algumas das questões observadas.

No último dia há uma reunião para debater diferentes perspectivas sobre o espaço público.


DATAS | A oficina acontece em 2 dias, 11 e 12 de Setembro com 2 grupos distintos.


OBJECTIVOS | Definições e importância do espaço público nas cidades. Quantas formas tem? De quem é? De que é feito? Que formas e proprietários tem? De que materiais é feito? Como organiza a cidade e que possíveis apropriações? Quais as relações entre interior e exterior? Como as transformações de um afectam o outro e vice-versa? Como os ocupamos? Que espaços possuímos?


INFORMAÇÕES PRÁTICAS | Roupa prática e que possa sujar-se. Almoço incluído no dia 12 de Setembro para os jovens inscritos.

DESTINATÁRIOS | Jovens dos 10 aos 15 anos.

NÚMERO MÁXIMO PARTICIPANTES | 12 jovens em cada Grupo. Total de 24


PREÇO |20 euros por jovem – (2 dias. Inclui: seguro, actividade e almoço)


QUANDO | Dia 11 e 12 de Setembro 2018


HORÁRIO:

Dia 11: Das 10h30 às 13h30 – GRUPO A (esgotado) | Das 14h30 às 17h30 – GRUPO B

Dia 12: Das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30 – GRUPO A (esgotado)e GRUPO B

(Cada jovem participa num dos Grupos e em 2 dias da actividade)


Nota: As inscrições para o Grupo A já se encontra esgotado. Vagas dipsoníveis para o Grupo B.


ONDE | Sede da Ordem dos Arquitectos - Tv. Carvalho, 23 Lisboa


As inscrições estão abertas até dia 7 de Setembro no formulário em baixo:



Formulário de Inscrição

Programa