CULTURA | 20 anos de Expo em debate na Roca Lisboa Gallery

— 22.06.2018


A arquitecta Paula Torgal, presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, é um dos oradores da conferência que o Jornal Construir organiza, no próximo dia 28 de Junho, sobre a à Expo 98 e a sua herança no processo de evolução da cidade de Lisboa. O encontro, de entrada livre mediante inscrição prévia, terá transmissão directa no Facebook do jornal Construir.


A conferência, que decorre a partir das 9h00, na Roca Lisboa Gallery, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, contará ainda com a presença dos arquitectos Nuno Malheiro, Alexandre Burmester, Frederico Valsassina, Rita e Almada Negreiros, Cristina Veríssimo e João Queiroz e Lima.


Os organizadores da conferência pretendem questionar "20 anos passados sobre uma das maiores intervenções urbanísticas já realizadas no Portugal Moderno, como é o caso da Expo 98, e numa altura em que cidades, como Lisboa e Porto, são confrontadas com a emergência de responder aos estímulos despoletados por uma atractividade ímpar, que desafios se colocam ao pensamento e definição do espaço público e da paisagem urbana? Que papel podem ter os arquitectos nesta equação, tal como urbanistas? E que papel cabe aos decisores? Que implicações têm estas transformações na qualidade de quem vive, quem trabalha ou ocasionalmente desfruta destes ambientes? E que novos eixos, novos “centros”, foram surgindo em Lisboa depois da criação da “pequena cidade” a Oriente?".


Programa


9h30 – 10h45 – 1º Painel em debate: “Os 20 anos da Expo’98 e o futuro”


Oradores
Arqº Nuno Malheiro da Silva (Focus Group)
Arqº Alexandre Burmester (A Burmester Arquitectos)


10h45 – 11h00 – Coffee – Break


11h00 – 12h30 – 2º Painel em debate: “Novas Centralidades”


Oradores
Arqs Rita/Catarina Almada Negreiros
ArqªPaula Torgal (presidente da OASRS)
Arqª Cristina Veríssimo (CVDB Arquitectos Associados)
Arqº João Queiroz e Lima (Casca)


12H30 – Almoço


Confirmações de presença para o endereço mmagalhaes@meiosepublicidade.pt


Mais aqui