Escola de Verão “Sustainable Design - Open Spaces in Lisbon” vai decorrer de 2 a 14 de Julho

— 23.05.2018


O ISCTE-IUL, o Instituto Superior de Agronomia (ISA) e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) promovem a Escola de Verão “Sustainable Design Open Spaces in Lisbon” durante duas semanas, de 2 a 14 de julho. O objetivo é promover uma colaboração interdisciplinar (arquitetos, paisagistas, geógrafos, engenheiros, sociólogos) para desenhar espaço público na cidade. A OASRS é parceira do evento. Um desconto de 20% na inscrição está disponível para os membros interessados em participar.


O conceito do Terrain Vague de Sola-Morales oferece a oportunidade de repensar o ecossistema tanto espacial como social. Para que um espaço seja autenticamente público, deve ser aberto, democrático e conectado com os habitantes das cidades que ativamente devem ser os agentes de mudança na cidade contemporânea. A Agenda 2030 da ONU reforça este desafio através das suas metas de desenvolvimento sustentável, em particular, a que se foca em tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.


Durante duas semanas, os participantes discutirão estratégias para desenvolver soluções urbanas baseadas em processos de co-criação. Neste sentido, é importante identificar redes e envolver diferentes tipos de participantes que possam tirar vantagem de uma parceria colaborativa eficaz.


O laboratório de projeto desenvolve-se em um cenário real, através de palestras e masterclasses, a fim de integrar o conhecimento tecnológico com as preocupações de participação coletiva cidadã. Por fim, o evento aponta para a importância das parcerias público-privadas e de outras entidades do bairro na orientação do desenho estratégico do espaço público local e na tomada de decisões.


Mais informação e inscrições em https://sustainabledesignopenurban.weebly.com/