Sardoal recebe sessão#64 do Projectar dedicada a Zaha Hadid a 12 de Abril

— 28.03.2018


A 64ª sessão da actividade PROJECTAR será dedicada à premiada arquitecta anglo-iraquiana Zaha Hadid e terá lugar no auditório do Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, no próximo dia 12 de Abril, pelas 19h00. A entrada é livre.


O documentário intitulado "Zaha Hadid... Who Dares Wins", datado de 2013, foi anteriormente exibido na 41.ª sessão PROJECTAR, em Idanha-a-Nova.


O perfil traçado por Alan Yentob da falecida Zaha Hadid, originalmente exibido em 2013, três anos antes da sua recente morte. Nascida em Bagdad em 1950 e instalada em Londres, Hadid foi talvez a mais bem sucedida mulher arquitecta de sempre. Ela foi uma da mão-cheia de arquitectos superestrelas globais que alteraram o modo como as pessoas pensam o mundo através dos seus edifícios. No entanto, nem sempre foi o caso - Hadid teve a reputação de não ser construível, uma 'arquitecta do papel' cujos projectos começaram como coloridas pinturas de formas que desfiavam a gravidade a explodirem no vazio. Como fez esta extraordinária e pioneira mulher - umas vezes sedutora, teimosa, visionária e no entanto exigente - para conseguir construir o impossível? Este documentário visita os seus edifícios espalhados pelo mundo, da Áustria ao Azerbeijão, para descobrir. (in: http://www.bbc.co.uk/programmes/b037yx1l)


Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.


Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do Auditório do Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, que está disponível para o efeito.



Apoio:

Município do Sardoal


PROGRAMA:

12 de Abril, 19h00

Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal

ZAHA HADID

Quem ousa vence

(2013, Roger Parsons, 75')