Hestnes Ferreira e Teotónio Pereira no Projectar#63 em Penamacor

— 02.03.2018

O arquitecto Raúl Hestnes Ferreira, falecido no passado dia 11 de Fevereiro, será a figura em foco no primeiro documentário da sexagésima terceira sessão da actividade PROJECTAR, sendo o segundo sobre o arquitecto Nuno Teotónio Pereira, autor da Igreja de Águas no concelho de Penamacor. A sessão vai realizar-se no próximo dia 15 de Março, pelas 19h00, no Auditório da Escola de Música, situado no edifício do ex-Quartel de Penamacor no Largo Tenente Coronel Júlio Rodrigues da Silva, em Penamacor. A entrada é livre.



Ambos da série Magazine de Arquitectura e Decoração com autoria de Isabel Colaço e Manuel Graça Dias e realizados por Edgar Feldman em 1993, o primeiro documentário a exibir será dedicado ao arquitecto Raúl Hestnes Ferreira, originalmente transmitido na RTP2, em 8 de Julho de 1993: "Programa sobre o arquitecto Raúl Hestnes Ferreira, com breve biografia, percurso profissional e académico, e entrevista com o próprio conduzida pelo arquitecto Manuel Graça Dias".

Nuno Teotónio Pereira será o arquitecto em foco no segundo documentário, originalmente transmitido na RTP2, em 12 de Maio de 1993: "Programa apresentado pelo arquitecto Manuel Graça Dias, e dedicado ao arquitecto Nuno Teotónio Pereira. Inclui referência ao seu percurso biográfico, académico e profissional, entrevista no atelier, e visita à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, uma das suas obras mais conhecidas".


Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.


Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório da Escola de Música de Penamacor, que está disponível para o efeito.


Apoio:

Município de Penamacor


PROGRAMA:


15 de Março, 19h00

Auditório da Escola de Música, Penamacor


RAÚL HESTNES FERREIRA

(1993, Edgar Feldman, 25')


NUNO TEOTÓNIO PEREIRA

(1993, Edgar Feldman, 23')