DELEGAÇÕES | Sessão#62 do Projectar em Alvaiázere dia 15 de Fevereiro

— 02.02.2018


A actividade Projectar continua a sua itinerância em Alvaiázere, com a 62.ª sessão que nos convida a rever um documentário sobre o arquitecto e designer escocês, Charles Rennie Mackintosh, já exibido na 17.ª sessão na Ponte de Sôr em Janeiro de 2014. O evento terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal, no dia 15 de Fevereiro, pelas 19h00. A entrada é livre.


O documentário intitulado "Charles Rennie Mackintosh - Um Homem Moderno" foi realizado por Richard Downes em 1996 para a BBC Scotland. Sobre ele pode dizer-se que "durante mais de 20 anos o arquitecto e designer Charles Rennie Mackintosh trabalhou quase exclusivamente em Glasgow onde foram criadas todas as suas obras mais conhecidas e onde permanecem grande parte delas hoje em dia. Foi apenas numa fase avançada da sua vida que Mackintosh deixou Glasgow à procura de maior reconhecimento, acabando a sua carreira em Londres onde veio a falecer, com a idade de 60 anos, relativamente esquecido.

É assim talvez irónico que Mackintosh tenha recebido tão fraco reconhecimento por parte da sua cidade natal durante a sua vida. Isto viria a mudar e perto do final do século XX, cerca de 70 anos após a sua morte, ele foi finalmente louvado como o pai do "Estilo de Glasgow".

"Um Homem Moderno" faz uma leitura crítica da vida e carreira artística de Mackintosh e da importância dos amigos e patronos que lhe providenciaram oportunidades de trabalho regular quando mais importava. Críticos influentes, incluindo o designer Terence Conran, dão-nos as suas visões da actual reputação de Mackintosh. Todos são unânimes na sua avaliação de um "designer completo". Em conjunto, reconhecem a sua importância como um influente arquitecto do século XX e admitem que Charles Rennie Mackintosh era muito "Um Homem Moderno" (fonte: findesieclekunst.wordpress.com).


Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.


Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório da Biblioteca Municipal de Alvaiázere, que está disponível para o efeito.


Apoio:

Município de Alvaiázere


PROGRAMA:


15 de Fevereiro, 19h00

Auditório da Biblioteca Municipal, Alvaiázere

CHARLES RENNIE MACKINTOSH - Um Homem Moderno

(1996, Richard Downes, 45')