OASRS reúne com autarquias para apresentar o Serviço de Concursos

— 02.05.2017

Durante o próximo mês de Maio, o Serviço de Concursos da OASRS vai reunir com representantes das autarquias de Loulé, Odemira, Tomar, Entroncamento e Santarém com o objectivo de promover a sensibilização dos organismos públicos para o uso dos concursos de arquitectura como prática de contratação pública.

Nestes contactos, a OASRS defende que os concursos assentam em princípios com uma selecção com base em critérios de qualidade, a promoção da reflexão alargada e crítica sobre as matérias em causa e a saudável concorrência no acesso livre e democrático à encomenda, garantindo igualdade de oportunidades a todos os arquitectos.

Os encontros com as Câmaras e Juntas de Freguesia pretendem ainda dar a conhecer os serviços de assessoria a concursos de arquitectura que a OASRS disponibiliza a todas as entidades promotoras, bem como a Plataforma de Encomenda que é a ferramenta de interacção entre o Serviço de Concursos, Entidades Promotoras e Arquitectos na organização e realização de Concursos de Arquitectura e na monitorização de concursos públicos. A Plataforma, que congrega informação sobre concursos nacionais e internacionais, inclui ainda um Directório de Arquitectos e uma Área de Promotor.

Ainda no âmbito desta ronda de encontros, que vai ser alargada a todos os municípios do território sul, a OASRS reuniu no último mês com as Câmaras de Odivelas, Loures, Évora, Cascais, Alenquer e Junta de Freguesia da Estrela.

(Imagem: Fernando Guerra | FG+SG)