Cultura (balanço 2014-16)

— 12.01.2017

O triénio 2014-2016 ficou marcado pela definição de uma estratégia para a globalidade do mandato, em que o destaque principal foi o conjunto de eventos organizados dentro do chavão ‘Escolha—Arquitectura’. Foi-nos possível consolidar a newsletter enquanto meio de comunicação privilegiado da OASRS, bem como desenvolver as bases de um projecto ímpar — o ‘Centro de Documentação’ — em que acreditamos poder colocar a OASRS, a nível regional, no centro do tema da preservação, do acesso e divulgação dos arquivos e espólios existentes e futuros da sua região.

Dentro do programa ‘Escolha-Arquitectura’ foi-nos possível organizar um conjunto de seis curtas-metragens, com exemplos de processos de trabalho e de relações estabelecidas entre clientes e arquitectos, a que designamos de ‘Boas Práticas — Estórias que ligaram clientes e arquitectos’. Desenvolvemos a exposição ‘Arquitectura em concurso’ na Garagem Sul do CCB, sobre concursos de arquitectura decorridos no último século e meio em Portugal e o respectivo catálogo, bem como um conjunto de actividades diversas, tais como conferências no CIUL e na OA, eventos de lançamento, debates, e até um pequeno filme de promoção da ‘Calculadora’, satélites às actividades do projecto ‘E—A’(Concursos, Ferramentas, Portal da Encomenda, etc.).
Paralelamente, foi-nos possível dar continuidade ao projecto ‘Cultura em Rede’, designando a OASRS como parceira consistente de agentes culturais terceiros, de promotores como o ‘Arquitecturas Film Festival’, ‘Festival do Silêncio’, e pontualmente do ‘Festival de Teatro de Almada’, entre outros.
Outros projectos houve que não singraram, como o ‘Fórum de Arquitectura’ ou a ‘Editora’, talvez devido à sua ambição ou complexidade. Por esse motivo, entendemos parcialmente integrá-los nas actividades acima descritas.