OASRS lança Manual do Promotor de concursos de arquitectura

— 25.10.2016


O Serviço de Concursos da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS) lançou um Manual destinado a entidades promotoras, individuais ou colectivas, públicas ou privadas, interessadas em utilizar o modelo de concurso para promover as suas ideias.

Trata-se de uma pequena publicação que faculta informação genérica sobre os procedimentos e conceitos práticos de planeamento e desenvolvimento de um processo de concurso, tais como vantagens dos concursos de arquitectura, modelos, perfil do serviço de concursos, informações sobre a plataforma de encomenda e case studies.

Com 19 páginas, o Manual do Promotor recomenda o concurso de arquitectura como um "procedimento de encomenda que tem em vista a avaliação e hierarquização do mérito conceptual de trabalhos no domínio da arquitectura, do planeamento urbanístico ou do ordenamento do território, tendo na maioria dos casos em vista a selecção de um ou mais trabalhos para posterior adjudicação. A especificidade destes concursos assenta sobretudo em alguns princípios, dos quais se destacam a selecção anónima com base em critérios de qualidade, a promoção da reflexão alargada e crítica sobre as matérias em causa, e a saudável concorrência assente no acesso livre e democrático à encomenda, garantindo a oportunidade a todos os arquitectos. É um modelo com inegáveis vantagens na amplitude de respostas e de visões sobre um determinado problema".

O Serviço de Concursos da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS) é a entidade portuguesa com mais experiência e qualificação para assessorar concursos de arquitectura, tendo participado em dezenas de concursos bem sucedidos promovidos por entidades privadas e públicas, abrangendo uma grande diversidade de escalas e programas. Formada por consultores dedicados e experientes, a equipa do Serviço de Concursos conta ainda com a experiência do Gabinete Jurídico da Ordem dos Arquitectos que proporciona ao promotor e a cada caso específico a garantia de um inquestionável enquadramento legal.

Aceda à área do promotor no Portal da Encomenda aqui

Descarregue aqui o Manual do Promotor