Projectar em Pombal com filmes sobre Siza e Távora a 14 de Abril

— 05.04.2016





Pela segunda vez Fernando Távora e pela terceira Álvaro Siza na actividade PROJECTAR - estes serão os arquitectos em foco na quadragésima sessão a ter lugar no próximo dia 14 de Abril, pelas 19h, no Mini Auditório do Teatro-Cine de Pombal.

Ambos da série Magazine de Arquitectura e Decoração com autoria de Isabel Colaço e Manuel Graça Dias e realizados por Edgar Feldman em 1993, o primeiro documentário a exibir será dedicado ao arquitecto Fernando Távora. Trata-se de um programa em que Manuel Graça Dias conversa com o arquiteto Fernando Távora sobre a sua obra, revisitando alguns dos seus projetos mais importantes, nomeadamente os edifícios junto à Ria de Aveiro, e as recuperações da Pousada de Santa Marinha em Guimarães, e da Casa da Covilhã, propriedade da família igualmente perto de Guimarães.

Álvaro Siza será o arquitecto abordado no segundo documentário. Em conversa com o arquitecto Manuel Graça Dias, Siza Vieira recapitula a sua carreira e obras mais relevantes, fala dos projetos que tem em curso, e dá-nos a sua visão sobre o papel da arquitetura na sociedade.

Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do Mini Auditório do Teatro-Cine de Pombal, que está disponível para o efeito.


Apoio:

Município de Pombal


PROGRAMA:


14 de Abril, 19h00

Mini Auditório do Teatro-Cine de Pombal

FERNANDO TÁVORA

(1993, Edgar Feldman, 27')

ÁLVARO SIZA

(1993, Edgar Feldman, 26')