100 Anos do Plano Ventura Terra em exposição na Delegação da Madeira

— 27.09.2015


Em 2015 cumprem-se 100 anos da conclusão do Plano Geral de Melhoramentos do Funchal, da autoria do arquitecto Ventura Terra, razão pela qual, a Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitetos, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, inaugura na sua sede, à Rua dos Netos n.º 24 Funchal, no dia 24 de Setembro, pelas 18h30, uma exposição intitulada "100 Anos do Plano Ventura Terra".

A exposição estará aberta ao público a partir do dia 24 de Setembro e durante o próximo mês e meio, entre as 9h às 19 horas de todos os dias úteis, e aos sábados das 9h às 13 horas.

Trata-se, em primeiro lugar, de dar a conhecer ao público a importância e significado que a obra deste arquitecto teve para o Funchal, aproveitando a oportunidade para proceder à digitalização da planta de grande formato que acompanha o Plano: uma planta à escala 1:1000 com mais de 4 metros de comprimento, onde, sobre um rigoroso levantamento da cidade, tal como ela era em 1915, estão traçadas novas avenidas, rotundas e praças.

Esta digitalização, efectuada pelo Arquivo Regional da Madeira, garante não só que a preciosa planta não se perderá como, daqui em diante, ficará ao dispor de todos os que se interessam pelo Funchal e pela sua história.

A exposição será acompanhada de um catálogo em edição bilingue (português-inglês) contendo textos críticos sobre o tema.

Durante os meses de Setembro e Outubro, realizar-se-á um ciclo de conferências sobre a cidade do Funchal, com a seguinte calendarização:

- 25 Setembro: "Plano Geral de Melhoramentos de Ventura Terra para o Funchal" | Dr.ª Teresa Vasconcelos

- 2 de Outubro: "Arquitectura e Turismo na Cidade do Funchal no Século XX "|Arqtº José Gil Gama

- 9 de Outubro: "Arquitectura de Chorão Ramalho "| Prof. Dr. Emanuel Gaspar

- 16 de Outubro: "A Urbanística Moderna no Funchal Oitocentista Contributos para a Formação do Centro Urbano" | Arqtª Cristina Perdigão.

A entrada é livre.