• 20.03.2019

    • “Ficção e fabricação: fotografia de arquitectura após a revolução digital” no MAAT

      MAAT (Galeria principal)


      20 março – 19 agosto | 11h-19h (encerra às terças)


      “Ficção e Fabricação reúne quase 50 artistas que constroem e manipulam imagens feitas a partir de objectos e espaços arquitectónicos. Assinalando os 30 anos da invenção do Photoshop e da invasão das ferramentas digitais na produção fotográfica, esta mostra foca o imaginário da arquitectura como tema fulcral de uma prática expandida da fotografia na arte contemporânea. Desde as obras seminais de Andreas Gurski, Thomas Ruff, Jeff Wall ou Thomas Demand até às criações ficcionais de Beate Gütschow, Oliver Boberg ou Isabel Brison, delineia-se um panorama da fotografia de arquitectura que contorna abordagens objectivas e privilegia as efabulações sobre o real entre o olhar cinematográfico, a desconstrução da imagem ou as narrativas mais politizadas. Numa era em que os meios digitais dominam a fabricação de imagens arquitectónicas para consumo mediático, as ficções provenientes do campo artístico surgem aqui como uma alternativa crítica que interroga e amplia a concepção da arquitectura.”




  • 30.04.2019

    • ​Seminário "Valores culturais e estéticos da paisagem"

      30 abril a 2 maio, Universidade dos Açores

      No dia 2 de maio decorre uma conferência, aberta ao público, proferida por Edward Marc Treib, arquitecto e professor emérito da Universidade de Berkeley, Estados Unidos, na Biblioteca da Universidade dos Açores.


  • 14.05.2019

    • Pragmatismo e Arquitectura

      14 maio, 15h-19h30


      Com: Nuno Brandão Costa, Tiago Baptista, Patrícia Barbas, Luís Santiago Baptista + Maria Rita Pais

      No ISCTE-IUL


      “Pragmatismo e Arquitectura é o título de um colóquio organizado no ISCTE-IUL, no âmbito do programa de doutoramento Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos e do Mestrado Integrado em Arquitectura.


      Esta iniciativa, que envolve também o Núcleo de Estudantes de Arquitectura e Urbanismo, pretende lançar pistas discursivas sobre a arquitectura no momento presente.

      Para tal foram convidados 4 conferencistas que apresentarão o seu trabalho inspirador e catalisador de nexos conceptuais em relação ao tema proposto. Nuno Brandão Costa irá guiar-nos num itinerário crítico entre a erudição da cultura arquitectónica e as margens da condição contemporânea.

      Tiago Baptista descodificará uma linha dialéctica de leitura sobre a obra de Vítor Figueiredo.

      Patrícia Barbas, apresentará os seus projectos, reflectindo sobre a condição tipológica no processo de regeneração da forma urbana.

      A sessão será concluída com as pesquisas de Luís Santiago Baptista e Maria Rita Pais sobre as ramificações conceptuais de invisibilidade e obsolescência no contexto da hipermodernidade.”