• 30.06.2017

    • Nadir Afonso no Museu de Arte Contemporânea de Chaves

      ‘Arquitectura sobre tela’ é o nome da exposição que pode ser vista no Museu de Arte Contemporânea de Chaves, dedicada ao percurso arquitectónico internacional de Nadir Afonso.

      A mostra inclui telas de viagem, desenhos, cartas, maquetas e pinturas de mestres (Le Corbusier, Oscar Niemeyer, Álvaro Siza Vieira, Fernando Távora) e um viagem pelas metrópoles do pintor-arquitecto.

      ‘Arquitectura sobre tela’ é comissariada pelo arquitecto António Choupina e organizada pela Câmara Municipal de Chaves e Fundação Nadir Afonso.

      Até 21 de Janeiro 2018

      Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso
      Av. 5 de Outubro, n.º 10, Chaves
      Tel. 276 340 501

  • 11.07.2017

    • Exposição Fernando Guerra: raio X de uma prática fotográfica

      A Garagem Sul do CCB inaugura, a 11 de julho, uma exposição sobre o trabalho do fotógrafo Fernando Guerra e a actividade do escritório FG+SG, que acompanha a produção arquitectónica contemporânea ao longo de muitos anos. A curadoria é de Luís Santiago Baptista. A exposição pode ser visitada até 15 de outubro.


      11 julho a 15 outubro
      Terça a domingo, 10h-18h (última entrada 17h30)

  • 28.07.2017

    • ​Implosões, construções e demolições

      Uma exposição que selecciona imagens do arquivo municipal de Lisboa sobre transformações da cidade (construções e outras actividades).

      A selecção de imagens inclui fotografias de Wenceslau Cifka, José Bárcia, Eduardo Portugal, Paulo Catrica e Pedro Leiria, entre outros.

      As imagens de arquivo documentam momentos de obras na capital, com transformações no espaço público e no património construído.


      28 de julho / 18 novembro
      Arquivo Municipal de Lisboa
      Rua da Palma, 246
      Segunda a sábado, das 10h às 19h


      Mais: https://youtu.be/_rU4wYqGiLY

  • 05.09.2017

    • ​Exposição colectiva “Endless Space: Propositions for the Continuous”

      Sete obras distribuídas por sete patamares de escadas do parque de estacionamento (Silo Alto, no Porto) reflectem sobre os limites da arquitectura.

      Com curadoria da arquitecta Andreia Garcia, a exposição aproveita o percurso helicoidal do Silo Alto, em relação ao qual artistas e arquitectos foram convidados a interpretar o percurso ascensional e em movimento que os automóveis desenham como metáfora de uma procura do contínuo e do infinito – aludindo ao papel do desenho, do tempo e da vida.

      Os trabalhos estão assim distribuídos: piso 1 (Manuel Graça Dias), piso 2 (Horácio Frutuoso), piso 3 (João Mendes Ribeiro), piso 4 (Fernanda Fragateiro), piso 5 (Luísa Salvador), piso 6 (Jérémy Pajeanc) e piso 7 (Nuno Cera).


      Até 29 outubro

      Exposição colectiva “Endless Space: Propositions for the Continuous”
      Galeria Vertical do Silo Alto, Porto
      Acesso livre

  • 23.09.2017

    • ​Open House Lisboa

      A sexta edição do Open House Lisboa está marcada para sábado, 23 de setembro e domingo, 24 e tem três formatos de visita: i) visita livre, sem acompanhamento; ii) visita acompanhada (pelos voluntários); iii) visita comentada (pelo autor do projecto de arquitectura ou por um especialista).

      Informações: http://www.openhouselisboa.com/

  • 27.09.2017

    • ARQUITECTAS: MODO(S) DE (R)EXISTIR | Ciclo de Conversas 2017 | 2018

      ARQUITECTAS: MODO(S) DE (R)EXISTIR | Ciclo de Conversas 2017 | 2018

      A OASRS em parceria com 'Mulheres na Arquitectura' e o apoio do Teatro São Luiz e EGEAC, organiza um Ciclo de Conversas. Nestas conversas questiona-se quem são e como vivem as mulheres das diversas possibilidades e dificuldades da profissão.
      Serão 6 Conversas sobre 6 Temas, de Setembro 2017 a Março de 2018 no Teatro São Luíz em Lisboa.

      A 1ª sessão será já no dia 27 Setembro, 4ª feira pelas 19:00 horas com a presença de:
      Moderação:
      - Patrícia Santos Pedrosa (MA)
      Convidados:
      - Anália Torres (CIEG/ISCSP)
      - José Manuel Pedreirinho (Presidente OA)
      - Paula Torgal (Presidente OASRS)
      - Joana Gíria (CITE)


  • 01.10.2017

    • ​Visita guiada à exposição de Fernando Guerra

      O CCB organiza uma visita guiada à exposição “Fernando Guerra. Raio X de uma prática fotográfica”, destinadas a grupos e instituições e a pensar também nos estudantes.

      Está sujeitas a marcação prévia num horário de terça a sexta-feira (entre as 10h e as 17h30) e custam 4€. Se for para estudantes custa metade do valor.

      A exposição de fotografia reflecte o trabalho do escritório FG+SG e evidencia a captura da arquitectura pela profusão das imagens que a constroem como objecto de fascínio, desejo e informação.

      Fernando Guerra irá organizar um workshop de fotografia a 22 e 23 de setembro, igualmente na Garagem Sul do CCB.

      1 outubro

      Monitores: Ana Custódio | Filipe Araújo
      Garagem Sul CCB
      Tel. 213 612 614/5
      Email: garagemsul@ccb.pt

  • 03.10.2017

    • ​Estranha colheita – Conferências da Garagem

      Sam Jacob, director do gabinete de arquitectura e design Sam Jacob Studio, é o protagonista da palestra “Strange Harvest (Estranha Colheita). Aventuras para além da Arquitectura”.


      Vai falar sobre a arquitectura nas suas dimensões de investigação, crítica e curadoria e na forma como a construção arquitectónica serve a pesquisa e a crítica. A palestra centra-se, naturalmente, na experiência de Sam Jacob enquanto projectista, curador e autor de textos.


      Sam Jacob é professor na UIC School of Arquitecture (Chicago), professor convidado em Yale e colunista da “Art Review” e “Dezeen”.


      Conferências na Garagem
      3 outubro
      19h
      Sala Luís de Freitas Branco, CCB

      Informação https://www.ccb.pt/Default/…/GaragemSul/Conferencias/Evento…

  • 14.10.2017

    • ​Bairro Padre Cruz: 100 murais para ver o espaço arquitectónico

      A organização Boutique da Cultura organiza visitas guiadas à arte de rua do maior bairro municipal da Península Ibérica, onde se encontra uma das maiores concentrações de murais de arte urbana da Europa.


      A próxima visita está marcada para 14 de outubro (10h, a confirmar). O encontro é feito na entrada do Centro Cultural de Carnide.

      A organização também prevê a realização de outras visitas guiadas (para grupos, em português ou em inglês, em dias e horas a combinar).

      A Boutique da Cultura é uma associação cultural que desenvolve a sua actividade na freguesia de Carnide, em particular no edifício da Junta de Freguesia (Espaço Bento Martins), com uma programação de exposições, concertos, teatro, tertúlias e edições de livros, entre outras.

      Informações
      Boutique da Cultura
      Largo das Pimenteiras, 6
      Tel. 926 830 272
      boutiquedacultura@gmail.com